novembro 06, 2015

Marcel Marlier, o ilustrador


Um dos maiores valores na coleção «Martine» é, sem dúvida, a ilustração. Em cada livro, é claro o gosto pela arquitetura, pelos interiores acolhedores e pelas paisagens mais bucólicas. Mas, afinal, quem foi o ilustrador responsável por dar vida a esta personagem que nos encanta há tantas gerações?

Marcel Marlier nasceu a 18 de novembro de 1930, em Herseaux, na Bélgica, próximo da fronteira francesa. Aos 18 anos começou a trabalhar para um importante editor de manuais escolares e só três anos mais tarde então com 21 anos, estreou-se na editora Casterman. 



De 1953 a 1970 Marcel trabalhou como professor de Desenho e de Fotografia na Escola Superior das Artes, em Saint-Luc, Tournai, na Bélgica. Um ano depois de iniciar a sua atividade enquanto professor, e apenas com 24 anos (1954), Marcel Marlier começou a sua colaboração com o escritor Gilbert Delahaye e, juntos, deram vida às aventuras da Martine. Esta é a coleção com mais destaque em que o ilustrador participou, lançando até aos nossos dias um total de 60 títulos.

Ao longo dos anos, Marcel Marlier melhorou a sua técnica, estudando a precisão do seu desenho... Para o sexagésimo livro da coleção, foram feitos centenas de esboços, cada um mais extraordinário do que o outro! Marcel Marlier é um dos raros, se não o único ilustrador a dominar, ao mesmo tempo, o retrato, o movimento, a paisagem e o detalhe dos factos. Desde novo, habituou-se a representar a vida das paisagens e dos animais, dando-lhes uma realidade, vivacidade e pormenores únicos.

Marcel Marlier acabou por morrer a 18 de janeiro de 2011, deixando uma marca incontornável no mundo da ilustração infantil.

Não se esqueça de que falta pouco mais de um mês e meio para a data de entrega dos trabalhos. Ainda vai a tempo de reservar o prémio de participação que estamos a oferecer às primeiras 50 escolas inscritas – uma minibiblioteca da Martine. Poderá fazê-lo online (aqui), ou enviando a ficha de inscrição em anexo por fax. Bom trabalho!