novembro 13, 2015

Jogos de quebra-gelo

Autor: www.dicasdemulher.com.br

Se leu o post anterior onde escrevemos sobre como começar a trabalhar com as crianças o concurso «Martine, uma amiga para sempre» (relembre aqui), trazemos-lhe agora algumas ideias para que os mais pequenos descubram de forma divertida um pouco mais sobre os seus amigos e colegas.

A primeira atividade que sugerimos tem o objetivo de descontrair as crianças com um jogo engraçado e bem-disposto. Peça-lhes que se coloquem todas em círculo e diga-lhes para imaginarem que são as folhas do outono numa tarde de ventania. Quando estiverem todas preparadas, diga: «Este vento sopra todos os meninos que…», e escolha uma característica física, como, por exemplo, cabelo loiro ou a cor da camisola. As crianças que corresponderem a esta característica têm que se «mexer com o vento» e «voar» para um lugar diferente da sala. 

A atividade continua até todas as crianças terem mudado de lugar algumas vezes e estarem espalhadas pela sala.

Outra ideia de jogo é, por exemplo, convidar novamente as crianças a colocarem-se em círculo e nomearem uma pessoa para ser o «adivinhador». A pessoa escolhida sai da sala por alguns instantes e as crianças escolhem alguém para ser o «mestre». Já com o adivinhador na sala e no centro do círculo, o mestre, sem que o adivinhador veja, escolhe um movimento ou mímica para todas as crianças repetirem. O gesto vai mudando quantas vezes o mestre quiser e todas as crianças têm de o imitar. O adivinhador tem que estar atento e tem duas tentativas para acertar em quem é o mestre. O jogo continua até todas as crianças terem sido mestres e adivinhadores.

Aproveite estas ideias para ajudar as crianças lá em casa ou na escola a aproximarem-se, conhecerem-se e criarem laços afetivos. Leia com atenção o tema e os critérios de avaliação do concurso (aqui) e envie os trabalhos até dia 17 de dezembro de 2015.