outubro 30, 2015

“Quem diz a verdade não merece castigo.”





Já dizia o ditado. Mas será que é mesmo assim?

A mentira na idade infantil começa a surgir por volta dos 2 anos de idade, quando as crianças começam a conseguir estruturar o pensamento. Numa primeira idade, a mentira muitas vezes trata-se apenas de uma confusão entre o mundo real e o mundo imaginário, em que a criança esconde alguma coisa que fez de errado ou nega a verdade para explicar o que gostava que tivesse acontecido. Mas à medida que as crianças vão crescendo começam a surgir outras situações em que mentem conscientemente ou, simplesmente, tentam ocultar a verdade para escapar a algum castigo ou situação desconfortável.

Cabe aos pais, encarregados de educação e professores ajudarem as crianças a definir a fronteira entre a verdade e a mentira e, sobretudo, ajudá-las a perceber a dimensão e as consequências que cada mentira pode ter. Quando uma criança mente, o assunto não deve ser ignorado, mas sim debatido de forma clara e tranquila com a criança, através do diálogo e de exemplos reais.

Por exemplo, no livro «Martine e o presente de anos», a Martine recebe em casa por engano uma boneca. Ao longo da história, ela acaba por ser confrontada com uma decisão importante: devolver a boneca e fazer o que está certo, ou ficar com ela sem que ninguém repare? Este é um bom exemplo para explicar aos mais pequenos como as mentiras também podem ser omissões e que é importante assumir os nossos erros para evitar que os problemas tomem proporções maiores. Afinal de contas, todos erramos.

Este é mais um exemplo de como os livros da Martine têm tanto para ensinar às crianças. Ela é uma menina como tantas outras, uma menina com quem cada um dos leitores se consegue identificar. Aproveite as suas histórias para mostrar aos mais pequenos a importância da verdade.